Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Maldivas: plâncton em stress cria espectáculo visual nas praias

Mäyjo, 29.09.14

 

Maldivas: plâncton em stress cria espectáculo visual nas praias (com FOTOS)

Colocar uma determinada espécie de plâncton sob stress pode dar origem a um dos fenómenos mais bonitos do planeta. Foi o que aconteceu recentemente nas praias das Maldivas, que ficaram cobertas de um manto azul brilhante durante a noite.

O brilho azul deveu-se a uma massiva maré de fitoplâncton bioluminescente chamadoLigylodinium polyedrum. Estes pequenos organismos emitem luz quando estão sob stress, quer seja pelo marulhar das ondas ou pela perturbação causada na água pelas pranchas de surf ou outros objectos. Esta luz fluorescente dá origem ao que aparenta ser uma rede de estrelas azuis que são à costa, cobrindo o areal com o que aparenta ser um manto brilhante.

O fenómeno natural que ocorreu nas Maldivas foi documentado pelo fotógrafo taiwanês Will Ho, que partilhou as fotos do que pensava ser areia azul no Flickr, refere o Independent.

Este espectáculo visual – embora reproduzido de forma artificial – foi popularizado por Ang Lee no filme “A Vida de Pi”, ao usar o fitoplâncton para iluminar o protagonista que estava perdido no mar. A utilização deste e de outros efeitos visuais valeu-lhe um Óscar nesta categoria.